-
Arquitetos: Smart Design Studio
- Área: 367 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Romello Pereira
-
Fabricantes: Artedomus, Austral Bricks, Big Ass Fans, Boaz Australia, Boffi, CEA, Erco, Gaggenau, KFC Roofing, KODA, Kvadrat Maharam, LG Solar, Ocean and Merchant, Parisi, Smeg, Sonnen, Stramit Longspan, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício industrial foi adaptado para abrigar um escritório feito especificamente para uma equipe australiana multidisciplinar de design, o Smart Design Studio. Nesta proposta, consegue-se ver a partir de um mezanino com quatro salas de reuniões um espaço bem iluminado entre as esbeltas treliças de aço já existentes. No último pavimento, localiza-se o notável apartamento do zelador que se estende por todo o comprimento do edifício.
O interior celebra a alegria do processo arquitetônico de criação e do fazer, reflete nossos processos de design e trabalho. Quatro unidades de marcenaria autônomas de 14 m de comprimento criam um ambiente quadrado com cinco mesas grandes. Essas unidades de marcenaria servem como grandes 'molduras', com a exposição croquis e desenhos técnicos decorrentes de nossos projetos. Dez grandes vitrines no final de cada espaço de trabalho trazem ordem e ritmo ao espaço. Atrás da marcenaria, há espaços auxiliares, como uma biblioteca de materiais, uma oficina de maquetes, a copa e a recepção. Treliças, guindastes e pisos foram mantidos e usados com elementos industriais, como a balaustrada escultural em aço.
Nosso foco nos interiores se resume aos elementos: luz, som, ar e energia. A luz e o ar que entram pelos sheds banham o espaço e ventiladores de teto proporcionando uma brisa suave. Painéis acústicos garantem um espaço tranquilo e calmo em meio a um escritório agitado. O resultado é um ambiente confortável e natural com energia gerada por 260 painéis fotovoltaicos situados na cobertura.
A importância dada aos detalhes garantiu que fosse criado um ambiente distinto com o uso de materiais de baixo custo. Alguns elementos demonstram isso, como o balcão da recepção em corian que parece que se desdobra do chão ou as unidades de marcenaria esculturais. Acessórios e móveis personalizados valorizam o espaço interior como cadeiras, puxadores e luzes. Criatividade, inovação estrutural e forma escultural são incorporados nos componentes adicionados ao edifício existente. A escada do atelier é sustentada por uma série de cabos que se comunicam visualmente com as treliças originais do telhado.
A sustentabilidade foi outra questão importante neste projeto. Isso começou com a premissa de se manter mais de 80% do espaço existente, minimizando a necessidade e o desperdício de materiais. Equipamentos eficientes e automação do edifício garantem uma eficiência energética no edifício. Materiais de construção duráveis foram selecionados, colaborando com as medidas de sustentabilidade. O desperdício foi muito reduzido durante a construção do escritório e continua a ser reduzido durante a sua ocupação.
As quatro abóbadas de catenária autoportantes revestidas de tijolos que abrigam o apartamento do zelador são inovadoras no design de interiores. Neste espaço, as unidades de marcenaria unem de forma inteligente e sensível as 4 abóbadas e proporcionam a organização de um espaço espaço sem uso de paredes. O resultado é uma abordagem única e vanguardista para design de interiores e o estilo de vida de nossos tempos. Uma verdadeira integração de arquitetura e interiores levou ao sucesso desse projeto, que reflete os valores de design do escritório.